SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34ASSESSMENT PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: A STUDY WITH PORTUGUESE FACULTY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

GUSKEY, THOMAS R.. FAZ DIFERENÇA? AVALIANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e10106.  Epub Apr 24, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.10106.

Neste artigo, Thomas R. Guskey apresenta uma proposta para avaliar a formação continuada docente. Trata-se de temática relevante para o contexto brasileiro, onde são implementadas diversas iniciativas desse tipo, as quais raramente são avaliadas. A proposta de Guskey - objeto do livro Evaluating professional development - contempla cinco níveis que avaliam: a reação dos participantes; a aprendizagem dos participantes; o apoio e mudança institucional; o uso de novos conhecimentos e habilidades pelos participantes; e os resultados de aprendizagem dos estudantes. Para o autor, é importante iniciar a formação continuada com uma nítida definição dos objetivos pretendidos, sendo possível obter boas evidências sobre suas contribuições por meio da coleta e análise de informações em cada um dos níveis da avaliação.

Keywords : PROFESSORES; FORMAÇÃO CONTINUADA; AVALIAÇÃO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )