SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34PRÁCTICAS DE EVALUACIÓN EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: UN ESTUDIO CON DOCENTES PORTUGUESES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

GUSKEY, THOMAS R.. FAZ DIFERENÇA? AVALIANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e10106.  Epub 24-Abr-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.10106.

Neste artigo, Thomas R. Guskey apresenta uma proposta para avaliar a formação continuada docente. Trata-se de temática relevante para o contexto brasileiro, onde são implementadas diversas iniciativas desse tipo, as quais raramente são avaliadas. A proposta de Guskey - objeto do livro Evaluating professional development - contempla cinco níveis que avaliam: a reação dos participantes; a aprendizagem dos participantes; o apoio e mudança institucional; o uso de novos conhecimentos e habilidades pelos participantes; e os resultados de aprendizagem dos estudantes. Para o autor, é importante iniciar a formação continuada com uma nítida definição dos objetivos pretendidos, sendo possível obter boas evidências sobre suas contribuições por meio da coleta e análise de informações em cada um dos níveis da avaliação.

Palabras clave : PROFESSORES; FORMAÇÃO CONTINUADA; AVALIAÇÃO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )