Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
VERHINE, ROBERT EVAN; DANTAS, LYS MARIA VINHAES y SOUZA, ÂNGELO RICARDO DE. INDICADORES QUALITATIVOS NA AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10777. Epub 25-Sep-2024. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10777.
Analisa-se a avaliação da pós-graduação na Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, entre 2017 e 2020, destacando as mudanças decorrentes da ampliação do uso de indicadores qualitativos. Após a contextualização da avaliação e a discussão de aspectos teóricos sobre o tema, descreve-se o processo adotado para a objetivação da avaliação e os resultados obtidos, por análise de regressão, do comportamento dos indicadores quanti e qualitativos na definição das notas dos programas da área. Propõem-se redução do número de indicadores, valorização de indicadores qualitativos como fontes para o feedback necessário à melhoria do programa e adoção de processos de objetivação derivada da construção de critérios avaliativos que parametrizem o trabalho da avaliação.
Palabras clave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; PÓS-GRADUAÇÃO; POLÍTICAS EDUCACIONAIS; AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA.