SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02Teoria queer: uma política pós-identitária para a educaçãoOrientação sexual nos parâmetros curriculares nacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

CARVALHO, Marília Pinto de. Mau aluno, boa aluna? Como as professoras avaliam meninos e meninas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2001, vol.09, n.02, pp.554-574. ISSN 1806-9584.

Baseado em pesquisa qualitativa numa escola pública de ensino fundamental de São Paulo, o artigo discute os critérios de avaliação escolar das professoras, apontando em que medida suas opiniões sobre masculinidade e feminilidade interferiam em seus julgamentos e o que era mais valorizado no comportamento de meninas e meninos. Conclui pela urgência de promover essa reflexão no campo educacional, pois, se já eram marcantes em sistemas de avaliação mais formalizados, com testes, atribuição de notas e organização da escola em séries, as hierarquias de gênero parecem tornar-se mais poderosas nas chamadas avaliações de processo, em curso na maioria das escolas brasileiras, a partir do sistema de ciclos.

Palavras-chave : Ensino Fundamental; Avaliação; Relações de Gênero; Fracasso Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )