SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número02Escolas mistas, escolas normais: a coeducação e a feminização do magistério no século XIXGênero na prática docente em educação física: "meninas não gostam de suar, meninos são habilidosos ao jogar"? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

COSTA, Ana Paula  y  RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.02, pp.475-489. ISSN 1806-9584.

Este trabalho tem por objetivo investigar as concepções de relações de gênero de um grupo de alunas do curso de Pedagogia que já atuam na educação escolar como professoras. Para a realização desta pesquisa qualitativa, de tipologia analítico-descritiva, foi utilizada uma entrevista semiestruturada com as universitárias escolhidas. A construção e a análise do objeto têm como fundamentação teórica os estudos de Michel Foucault, Joan Scott e Guacira Lopes Louro. Constatamos que, em um processo de "acomodação" e "resistência", as categorias "mulher" e "professora" se fundem, o que obscurece, em certa medida, a atuação da professora como profissional da educação.

Palabras clave : Relações de Gênero; Sexualidade; Pedagogia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )