Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Estudos Feministas
versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584
Resumen
COSTA, Ana Paula y RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.02, pp.475-489. ISSN 1806-9584.
Este trabalho tem por objetivo investigar as concepções de relações de gênero de um grupo de alunas do curso de Pedagogia que já atuam na educação escolar como professoras. Para a realização desta pesquisa qualitativa, de tipologia analítico-descritiva, foi utilizada uma entrevista semiestruturada com as universitárias escolhidas. A construção e a análise do objeto têm como fundamentação teórica os estudos de Michel Foucault, Joan Scott e Guacira Lopes Louro. Constatamos que, em um processo de "acomodação" e "resistência", as categorias "mulher" e "professora" se fundem, o que obscurece, em certa medida, a atuação da professora como profissional da educação.
Palabras clave : Relações de Gênero; Sexualidade; Pedagogia.