SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1A contribuição das famílias e mulheres aos cuidados não remunerados com a saúde no UruguaiA mulher nos órgãos governamentais da Universidade de Sevilha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

MADALOZZO, Regina  e  BLOFIELD, Merike. Como famílias de baixa renda em São Paulo conciliam trabalho e família?. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.215-240. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n1p215.

Embora a participação das mulheres no mercado de trabalho tenha aumentado, a comparação entre a carga de responsabilidade familiar entre homens e mulheres e seus diferentes impactos na vida pessoal e profissional de pais e mães ainda é bastante desigual. Partindo de uma pesquisa representativa de 700 mães e pais com crianças pequenas e residentes em bairros de baixa renda em São Paulo, esse artigo analisa a diferença de gênero no mercado de trabalho, sua relação com as responsabilidades familiares e acesso a creches e pré-escolas para seus filhos nesta classe social. A análise desses dados permite concluir que os impactos do conflito trabalho-família são desproporcionais para as mães, independente de preferirem ou não permanecer no mercado de trabalho. Políticas de coparticipação do Estado e dos pais no cuidado são indicadas para redução desse conflito.

Palavras-chave : família; mercado de trabalho; gênero; famílias de baixa renda.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )