SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Psicologia: profissão feminina? A visão dos estudantes de PsicologiaInvestigando questões de gênero em um curso da área de Computação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

REZNIK, Gabriela et al. Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.829-855. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p829.

As representações midiáticas exercem importante influência na percepção de meninas sobre o universo científico. Neste trabalho, buscamos compreender de que forma mulheres adolescentes enxergam a ciência, as cientistas e os cientistas, a partir de discussões conduzidas por meio da técnica de grupos focais, estimuladas pela assistência de matérias dos programas Jornal Nacional e Fantástico, da Rede Globo. Realizamos quatro grupos focais com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas no Rio de Janeiro. Entre as percepções que emergiram nas discussões com as estudantes sobre a atividade científica, destacamos: a vinculação da ciência a conteúdos da disciplina de ciências, oferecida no Ensino Fundamental, e de biologia; a associação da ciência à experimentação e à descoberta; e a visão de ciência como acúmulo de conhecimento que tende a um crescimento linear. Não identificamos diferenças marcantes nas percepções das adolescentes de distintas classes sociais. Por utilizar uma abordagem qualitativa - pouco explorada em estudos sobre percepção pública da C&T -, este estudo pode contribuir para um entendimento mais aprofundado sobre a percepção de adolescentes sobre a atividade científica.

Palavras-chave : Divulgação científica; percepção pública da ciência; estereótipo do cientista; mulheres; adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )