SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2A Marquesa de Santos e o gosto pelo poder: de “favorita” à militante liberalMemórias dos corpos sem órgãos nas duas Agdas, de Hilda Hilst índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

ABADE, Flávia  y  ROMANELLI, Geraldo. Paternidade e paternagem em famílias patrifocais. Rev. Estud. Fem. [online]. 2018, vol.26, n.2, e50106. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2018v26n250106.

Famílias patrifocais, nas quais o pai reside com seus filhos sem a companhia de cônjuge ou de outros parentes, começam a surgir como mais uma modalidade de arranjo doméstico e que resulta, sobretudo, de lei recente que possibilita ao genitor a guarda da prole. Este trabalho buscou conhecer e analisar o cotidiano dessas famílias, o exercício da paternidade e da paternagem e alterações na identidade do pai. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco pais residentes em Ribeirão Preto - SP e em duas cidades próximas e a análise dos dados mostrou sua participação intensa na socialização, nos cuidados dos filhos, o orgulho por serem os principais responsáveis por eles, bem como evidencia que a paternagem é algo que pode ser aprendido, desmontando o mito de uma incompetência natural dos homens para cuidarem da prole de modo adequado.

Palabras clave : Famílias patrifocais; paternidade; paternagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )