SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Pardismo, Colorismo e a “Mulher Brasileira”: produção da identidade racial de mulheres negras de pele claraMulheres, trabalho e lazer no Brasil: entre tempos, gostos, desejos e a fruição de um direito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

CORADIN, Cristiane  e  SCHWENDLER, Sônia Fátima. Histórias de vida de mulheres Sem Terra: divisão sexual do trabalho na agroecologia. Rev. Estud. Fem. [online]. 2023, vol.31, n.2, e83307.  Epub 01-Maio-2023. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n283307.

Neste artigo, analisamos a divisão sexual do trabalho no trabalho agroecológico de mulheres que vivem em territórios de Reforma Agrária do Paraná. Os dados de campo apontam para o aumento da autonomia, ‘agência’ e subjetividade ativa das mulheres. Entretanto, identificamos persistências de divisões sexuais do trabalho patriarcais. Esse quadro conduz à ampliação de jornadas de trabalho e esgotamento do corpo das mulheres. Além disso, identificamos redução da organização sociopolítica e migração para o âmbito da produção e comercialização agroecológica. Essas desigualdades são reduzidas por fatores geracionais, escolaridade, formação de gênero e transitoriedade campo-cidade. Mediante tal cenário, a reivindicação feminista da divisão sexual do trabalho igualitária é relevante na luta política de gênero, pela terra, agroecologia e decolonial.

Palavras-chave : mulheres rurais; gênero; trabalho; agroecologia; reforma agrária.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )