SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01A arte popular y feminismoOrigens e desafios da profissionalização no movimento de saúde da mulher de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

NATANSOHN, L. Graciela. Medicina, gênero e mídia: o programa mulher da TV Globo. Rev. Estud. Fem. [online]. 2000, vol.08, n.01, pp.46-63. ISSN 1806-9584.

Assim como as identidades culturais são impensáveis fora do processo de representação (e da política de representação), as idéias sobre o médico, a saúde e a enfermidade, e ainda acerca da mulher e dos papéis femininos em relação à saúde, também estão vinculadas aos dispositivos midiáticos de construção das imagens sociais. Entendemos que o programa Mulher, da Rede Globo de Televisão, condensou bem os imaginários sobre a medicina e a saúde feminina provenientes do campo da disciplina médica. Contudo, estes são subordinados às regras do discurso televisivo sem, com isso, perder sua eficácia apelativa e sua intenção pedagógica e medicalizante. Analisamos como a intervenção médica representada no seriado tematiza o lugar da mulher no mundo social.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )