SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02O feminismo nas páginas dos jornais: revisitando o Brasil dos anos 70 aos 90Comentários sobre teorias feministas na/s América/s Latina/s: a política transnacional da tradução índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

CALDWELL, Kia Lilly. Fronteiras da diferença: raça e mulher no Brasil. Rev. Estud. Fem. [online]. 2000, vol.08, n.02, pp.91-108. ISSN 1806-9584.

Neste artigo a autora analisa a invisibilidade da raça e da experiência das mulheres negras no campo dos estudos da mulher brasileiros. A partir de um olhar comparativo sobre estudos da mulher no Inglaterra, nos Estados Unidos e no Canadá a autora explora como questões sobre diferença racial entre as mulheres não foram tratadas nos diferentes contextos nacionais. A análise enfatiza a ausência da raça na maior parte dos estudos da mulher no Brasil e sugere que, para um melhor entendimento da diversidade das experiências das mulheres brasileiras, é preciso dar um maior enfoque para “diferença” racial e para a relação entre raça e gênero.

Palavras-chave : Raça; Diferença Racial; Teoria Feminista; Mulheres Negras; Brasil.

        · texto em Português     · Português ( pdf )