SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Empoderamiento: relaciones de las mujeres com el poderLos procesos de influencia política en el campo de la salud y los derechos sexuales y reproductivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

LIBARDONI, Marlene. Fundamentos teóricos e visão estratégica da advocacy. Rev. Estud. Fem. [online]. 2000, vol.08, n.02, pp.207-221. ISSN 1806-9584.

Advocacy é um conceito ainda em construção cujo significado preciso varia conforme o contexto social e político de cada nação. Esse conceito bem adquirindo novos conteúdos e significados à medida que diferentes grupos sociais vão se envolvendo no trabalho de incidência política. Vem igualmente adquirindo maior relevância para a ação desses atores sociais para influir no debate público e nas agendas políticas. Fazer advocacy exige maior conhecimento do contexto político, aprofundamento conceitual e desenvolvimento de habilidades específicas de negociação, planejamento e estratégias comunicacionais. No seu trajeto do norte para o sul das Américas, o conceito de advocacy vem passando também por um processo complexo e continuado de tradução política. Advocacy feminista na América Latina é um fazer nitidamente político que requer rediscutir o papel do Estado e da sociedade civil na construção democrática e ao mesmo tempo exige repensar as estratégias de incidência feminista na promoção das transformações políticas, econômicas e culturais.

Palavras-chave : Advocacy; Promoção e Defesa; Incidência Política; Poder; Ação Política; Incidência Feminista.

        · texto em Português     · Português ( pdf )