SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Herança e gênero entre agricultores familiares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

SABAT, Ruth. Pedagogia cultural, gênero e sexualidade. Rev. Estud. Fem. [online]. 2001, vol.09, n.01, pp.09-21. ISSN 1806-9584.

A publicidade é um dos artefatos que estão inseridos em um conjunto de instâncias culturais e como tal funciona como mecanismo de representação, ao mesmo tempo em que opera como constituidora de identidades. Muito mais do que seduzir o/a consumidor/a ou induzi-lo/a a obter determinado produto, a publicidade comporta um tipo de pedagogia e de currículo culturais. Estes, entre outras coisas, produzem valores e saberes; regulam condutas e modos de ser; re-produzem identidades e representações; constituem certas relações de poder e ensinam modos de ser mulher e de ser homem, formas de feminilidade e de masculinidade.

Palabras clave : Gênero; Sexualidade; Pedagogia Cultural; Currículo Cultural; Publicidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )