SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Herança e gênero entre agricultores familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SABAT, Ruth. Pedagogia cultural, gênero e sexualidade. Rev. Estud. Fem. [online]. 2001, vol.09, n.01, pp.09-21. ISSN 1806-9584.

A publicidade é um dos artefatos que estão inseridos em um conjunto de instâncias culturais e como tal funciona como mecanismo de representação, ao mesmo tempo em que opera como constituidora de identidades. Muito mais do que seduzir o/a consumidor/a ou induzi-lo/a a obter determinado produto, a publicidade comporta um tipo de pedagogia e de currículo culturais. Estes, entre outras coisas, produzem valores e saberes; regulam condutas e modos de ser; re-produzem identidades e representações; constituem certas relações de poder e ensinam modos de ser mulher e de ser homem, formas de feminilidade e de masculinidade.

Palavras-chave : Gênero; Sexualidade; Pedagogia Cultural; Currículo Cultural; Publicidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )