SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Capacitação de Líderes femininas: reflexões sobre a experiência do IBAMPotencialidades e limites da política de cotas no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

HTUN, Mala. A política de cotas na América Latin. Rev. Estud. Fem. [online]. 2001, vol.09, n.01, pp.225-230. ISSN 1806-9584.

Tendo como pano de fundo o avanço na liderança das mulheres na América Latina, marcado pelo aumento do número de mulheres em cargos eletivos, pela adoção da política de cotas em muitos países e pelo crescimento do tema da igualdade entre mulheres e homens nos programas políticos, analisa-se a variação dos efeitos das políticas de cotas. Entre os fatores determinantes para os resultados destas políticas estão: a natureza do sistema eleitoral, com base em listas abertas ou listas fechadas; a existência ou não da norma de obrigatoriedade de posição competitiva das mulheres na lista partidária; e, finalmente, o compromisso partidário, no qual as políticas de cotas estão inseridas.

Palabras clave : Liderança; Cotas; Sistema Eleitoral; Lista; Mulher.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )