SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Política de interesses, política do desvelo: representação e "singularidade feminina"Gênero e cidadania: referenciais analíticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

PHILLIPS, Anne. De uma política de idéias a uma política de presença?. Rev. Estud. Fem. [online]. 2001, vol.09, n.01, pp.268-290. ISSN 1806-9584.

A crescente preocupação com o tema da exclusão política desafia o entendimento tradicional sobre os mecanismos representativos, em especial a percepção arraigada de que a chave da boa representação política está no programa e nas idéias compartilhadas entre representantes e representadas/os sem qualquer referência à identidade das/os representantes. Contra isso, cada vez mais é afirmada a necessidade de presença física dos grupos excluídos nos locais de decisão, o que se traduz freqüentemente na adoção de cotas eleitorais. Mas não se trata de escolher uma ou outra forma de representação e sim de, compreendendo os limites de cada uma, buscar um sistema mais justo que incorpore tanto idéias quanto presença.

Palavras-chave : Representação; Cotas; Política de Presença; Política de Idéias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )