SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02Teoria queer: uma política pós-identitária para a educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação formal, mulher e gênero no Brasil contemporâneo. Rev. Estud. Fem. [online]. 2001, vol.09, n.02, pp.515-540. ISSN 1806-9584.

Resumo: O objetivo do artigo é evidenciar o descompasso entre a situação de homens e mulheres no sistema educacional brasileiro e as metas nacionais e internacionais de igualdade de oportunidades de gênero na educação. Para tanto analisa e interpreta estatísticas educacionais, resoluções das conferências internacionais da década de 1990 e documentos de instâncias multilaterais, governamentais e não-governamentais sobre a questão. Conclui assinalando o caráter ideológico de várias interpretações, sugerindo a necessidade de aprofundamento teórico sobre o tema.

Palabras clave : Educação e Gênero; Organizações Multilaterais; Governo Brasileiro; Movimento de Mulheres; Dados Estatísticos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )