SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02Mau aluno, boa aluna? Como as professoras avaliam meninos e meninasMídia e educação da mulher: uma discussão teórica sobre modos de enunciar o feminino na tv índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

ALTMANN, Helena. Orientação sexual nos parâmetros curriculares nacionais. Rev. Estud. Fem. [online]. 2001, vol.09, n.02, pp.575-585. ISSN 1806-9584.

A sexualidade é atualmente vista como um problema de saúde pública, sendo a escola local privilegiado de implementação de políticas públicas que promovam a saúde de crianças e adolescentes. Assim, ela foi constituída, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), em tema transversal, a fim de disseminar-se por todo campo pedagógico e irradiar seus efeitos em domínios os mais heterogêneos, dentre outros, na Educação Física. Esta pesquisa analisou o dispositivo da sexualidade nos PCNs, buscando identificar a concepção de sexualidade ali presente, a singularidade histórica desta proposta e seus possíveis efeitos na escola e, mais especificamente, na Educação Física.

Palavras-chave : Sexualidade; Orientação Sexual; Educação; Gênero; Educação Física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )