SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Tempos modernos, novos partos e novas parteiras: o parto no Japão de 1868 aos anos 1930Formação profissional de obstetrizes e enfermeiras obstétricas: velhos problemas ou novas possibilidades? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

PINTO, Benedita Celeste de Moraes. Vivências cotidianas de parteiras e ‘experientes’ do Tocantins. Rev. Estud. Fem. [online]. 2002, vol.10, n.02, pp.441-448. ISSN 1806-9584.

Através dos relatos orais, mediante as lembranças do passado de descendentes de antigos quilombolas, o presente artigo analisa as práticas cotidianas de parteiras, curandeiras e suas descendentes na região do Tocantins, no Pará - norte da Amazônia. Ao lado da assistência ao parto, essas mulheres desempenharam uma série de atividades relacionadas aos processos de curas e manipulação de plantas medicinais, bem como trabalhos para sobrevivência, muitos deles nem sempre considerados em outras regiões e culturas como sendo atividades compatíveis com o sexo feminino. Este artigo contribui, assim, para repensar a importância do estudo das práticas cotidianas para o conhecimento dos diferentes papéis exercidos por mulheres e homens, e também para repensar como se dá a relação entre gêneros, inclusive as formas de dominação em determinada sociedade.

Palabras clave : Parteiras; Assistência ao Parto; Curas; Oralidade e Gênero na Amazônia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )