SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Vivências cotidianas de parteiras e ‘experientes’ do TocantinsA definição do acompanhante no parto: uma questão ideológica? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

RIESCO, Maria Luiza Gonzalez  e  TSUNECHIRO, Maria Alice. Formação profissional de obstetrizes e enfermeiras obstétricas: velhos problemas ou novas possibilidades?. Rev. Estud. Fem. [online]. 2002, vol.10, n.02, pp.449-459. ISSN 1806-9584.

Refere-se às transformações na formação profissional de parteiras, obstetrizes e enfermeiras obstétricas no Brasil, desde a criação dos cursos de parteiras vinculados às escolas médicas, no século XIX, até as mais recentes experiências, mediante cursos de especialização em enfermagem obstétrica. Discute os modelos de formação dos profissionais que existem em outros países, considerando tanto o ensino independente da obstetrícia como a modalidade vinculada aos cursos de enfermagem. Apresenta proposta de um curso de obstetrícia para ser oferecido por escolas de enfermagem.

Palavras-chave : Obstetriz; Enfermagem Obstétrica; Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )