SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Navegando pelo labirinto do silêncio: artistas feministas no MéxicoCorpos em tensão: feminino, masculino e barroco no espetáculo Bach índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

CRIPPA, Giulia. O grotesco como estratégia de afirmação da produção pictórica feminina. Rev. Estud. Fem. [online]. 2003, vol.11, n.01, pp.113-135. ISSN 1806-9584.

Uma proposta de leitura de gênero da produção artística feminina durante a fase do Modernismo através de elementos comuns entre artistas como Tarsila do Amaral, Frida Kahlo, Tamara de Lempicka e Georgia O'Keeffe, apesar da dimensão individual de cada uma, a partir da categoria de grotesco em sua definição estética. O grotesco, em sua expressão histórica e de gênero, aparenta ser um aspecto da linguagem comum utilizada pelas mulheres, em uma definição de estratégia voltada para um reconhecimento perante a crítica e o mercado. Se, de um lado, a tradição visual e decorativa remete a um 'feminino idealizado', potencialmente esperado, por outro, o grotesco, como meio de quebrar a realidade que se pretende racional e coerente, associado historicamente aos movimentos anticlássicos, fornece uma abertura para uma expressão sexuada e anticonformista das artistas.

Palabras clave : Modernismo; Grotesco; Mulheres Artistas; Gênero.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )