SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número02Violencia y contrapoder: una ventana al mundo de las mujeres indígenas migrantes, en México índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

MONTECINOS, Verónica. Feministas e tecnocratas na democratização da América Latina. Rev. Estud. Fem. [online]. 2003, vol.11, n.02, pp.351-380. ISSN 1806-9584.

Os movimentos de mulheres muito contribuíram para pôr fim aos governos autoritários na América Latina, mas sua participação na reconstrução da política democrática tem sido mais limitada do que o esperado. Este artigo argumenta que a enorme influência exercida por elites tecnocráticas no processo de democratização na América Latina tem representado um obstáculo para a melhoria do status da mulher na região. Pressupostos e práticas preconceituosos quanto ao gênero têm sido apenas parcialmente abordados, em parte porque o processo de elaboração de políticas é controlado por economistas, um grupo profissional com uma postura particularmente hostil às análises de gênero. Sugere-se que mudanças no interior da (disciplina) Economia poderiam colaborar na tarefa de tornar a democracia mais sensível às demandas das mulheres.

Palabras clave : Democratização na América Latina; Visão Feminista da Democracia; Política Tecnocrática e Gênero.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )