SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número02Os destinos da diferença sexual na cultura contemporâneaMulheres atletas: re-significações da corporalidade feminina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

DI CIOMMO, Regina Célia. Relações de gênero, meio ambiente e a teoria da complexidade. Rev. Estud. Fem. [online]. 2003, vol.11, n.02, pp.423-443. ISSN 1806-9584.

O trabalho utiliza a teoria da complexidade para a análise das questões de gênero, mostrando que a sociedade as constrói em uma interação de informações entre natureza e cultura. O enraizamento bioantropológico e as características socioculturais comportam graus diversos de experiências, conhecimentos e sabedoria, em uma complexa organização em que as oposições não devem significar extinção e as diferenças não podem traduzir enfraquecimento ou superioridade. Dessa forma, podemos aplicar o conceito do "anel tetralógico" de Edgar Morin, que comporta desordem, organização, ordem e interação para a compreensão dos impasses entre seres masculinos e femininos, humanos e não-humanos, em direção a uma mudança paradigmática em nossas relações sociais e ambientais.

Palabras clave : Gênero; Complexidade; Meio Ambiente; Educação; Ecologia Humana.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )