SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01Poder e igualdade: as relações de gênero entre sindicalistas rurais de Chapecó, Santa CatarinaJornadas de trabalho de mulheres e homens em um assentamento do MST índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

KARAM, Karen Follador. A mulher na agricultura orgânica e em novas ruralidades. Rev. Estud. Fem. [online]. 2004, vol.12, n.01, pp.303-320. ISSN 1806-9584.

Conhecer e reconhecer o papel da mulher agricultora nos novos processos produtivos em curso voltados a atualizar o lugar do rural nas sociedades contemporâneas, a partir do sistema de produção da agricultura orgânica, é a pretensão maior deste trabalho. Interessa identificar as estratégias adotadas pela agricultura familiar para a dinamização e manutenção de modos de viver o meio rural, ao mesmo tempo que interessa identificar as possibilidades de trazer à visibilidade o espaço rural nas sociedades modernas. Nesse contexto é que se pesquisou a agricultura orgânica na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), analisou-se quem são os agricultores envolvidos no processo e, dentro dele, buscou-se apontar o papel que a mulher agricultora desempenha, desde o processo produtivo até a sociabilidade necessária à manutenção de um “meio rural vivo”, onde a agricultura orgânica aparece como uma estratégia.

Palabras clave : Mulher Agricultora; Ruralidade; Agricultura Orgânica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )