SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01A produção da maternidade no Programa Bolsa-EscolaAs duas Fridas: história e identidades transculturais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

TAIN, Laurence. Um filho quando eu quiser?: o caso da França contemporânea. Rev. Estud. Fem. [online]. 2005, vol.13, n.01, pp.53-67. ISSN 1806-9584.

A livre escolha da maternidade e do momento de vivê-la foram reivindicações centrais e unânimes do movimento de mulheres nos anos 1970. Em uma primeira fase, esse embate foi amplamente acompanhado por profissionais da área médica, com a difusão de práticas medicalizadas de contracepção e de aborto. Em contrapartida, as tecnologias reprodutivas que permitem adiar a idade da maternidade foram acolhidas com controvérsias pelas feministas: será que essa medicalização da procriação contribuiria para libertar as mulheres dos limites cronológicos ou, pelo contrário, as confinaria a um destino maternal? É essa questão que esse artigo pretende esclarecer, a partir da experiência social da fecundação in vitro nas duas últimas décadas, sobretudo a realizada em um hospital francês.

Palavras-chave : Maternidade; Procriação; Técnicas Reprodutivas; Fecundação In Vitro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )