SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Um filho quando eu quiser?: o caso da França contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

BARTRA, Eli  e  MRAZ, John. As duas Fridas: história e identidades transculturais. Rev. Estud. Fem. [online]. 2005, vol.13, n.01, pp.69-79. ISSN 1806-9584.

Neste artigo, é feita uma análise do filme Frida (2003) dirigido por Julie Taymor e protagonizado por Salma Hayek e que tem como tema a relação amorosa entre o muralista Diego Rivera e a pintora Frida Kahlo. Não se trata absolutamente de uma biografia fílmica; enfoca apenas uma etapa da vida da pintora. De um lado, são feitas algumas comparações com o filme mexicano sobre a pintora, Frida, naturaleza viva (1983), de Paul Leduc, para contrastar as diferentes visões dos acontecimentos de uma mesma vida, por exemplo, com relação à política sexual. Por outro lado, explora-se até que ponto o polêmico filme de Taymor/Hayek é histórico, baseado na realidade, ou uma história contada pela imagem e pelo som a partir de uma biografia escrita.

Palavras-chave : Frida Kahlo; Política Sexual; Transculturalidade; Filmes Biográficos; Identidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )