SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue02Território, soberania e crimes de segundo estado: a escritura nos corpos das mulheres de Ciudad Juarez author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

FIOL-MATTA, Licia. Mulher-raça: a reprodução da nação em Gabriela Mistral. Rev. Estud. Fem. [online]. 2005, vol.13, n.02, pp.227-264. ISSN 1806-9584.

O artigo desmascara a posição pública assumida por Gabriela Mistral como defensora dos povos indígenas, argumentando que no âmbito privado sua posição foi absolutamente oposta a qualquer afirmação sexual pública não-normativa. A autora sugere três operações críticas para a leitura da obra de Mistral sobre o sujeito da "raça" latino-americana: a recusa da negritude (Mistral reage a ela com ansiedade, sexualização e patologização, ou seja, com atitudes brancas estereotipadas), a cumplicidade da linguagem da diversidade com as práticas do pensamento supremacista branco (evidenciada em sua correspondência) e o papel da queerness no nacionalismo racializado de Mistral (sua atitude queer acabou ajudando a aprimorar a heteronormatividade e o projeto racial latino-americanista).

Keywords : Gabriela Mistral; Queer; Normatividade Sexual; Raça; Povos Indígenas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )