SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número02Território, soberania e crimes de segundo estado: a escritura nos corpos das mulheres de Ciudad Juarez índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

FIOL-MATTA, Licia. Mulher-raça: a reprodução da nação em Gabriela Mistral. Rev. Estud. Fem. [online]. 2005, vol.13, n.02, pp.227-264. ISSN 1806-9584.

O artigo desmascara a posição pública assumida por Gabriela Mistral como defensora dos povos indígenas, argumentando que no âmbito privado sua posição foi absolutamente oposta a qualquer afirmação sexual pública não-normativa. A autora sugere três operações críticas para a leitura da obra de Mistral sobre o sujeito da "raça" latino-americana: a recusa da negritude (Mistral reage a ela com ansiedade, sexualização e patologização, ou seja, com atitudes brancas estereotipadas), a cumplicidade da linguagem da diversidade com as práticas do pensamento supremacista branco (evidenciada em sua correspondência) e o papel da queerness no nacionalismo racializado de Mistral (sua atitude queer acabou ajudando a aprimorar a heteronormatividade e o projeto racial latino-americanista).

Palavras-chave : Gabriela Mistral; Queer; Normatividade Sexual; Raça; Povos Indígenas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )