SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número02Território, soberania e crimes de segundo estado: a escritura nos corpos das mulheres de Ciudad JuarezHistória do trabalho social: nascimento e expansão do setor associativo sanitário e social (França: 1901 - 2001) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

NATANSOHN, L. Graciela. O corpo feminino como objeto médico e "mediático". Rev. Estud. Fem. [online]. 2005, vol.13, n.02, pp.287-304. ISSN 1806-9584.

É comum na televisão brasileira a presença de profissionais da saúde, na sua maioria ginecologistas, que respondem consultas do público. É o caso dos quadros semanais de dois programas diários que aqui analisamos: o Note e Anote (Rede Record), de alcance nacional, e o Conversa Franca (Band-Bahia), regional, os quais denominamos "tele-consultas médicas". Pretendemos discutir, através da análise desses produtos, como a menstruação - e as vicissitudes vinculadas a ela - é representada na mídia, vinculada à idéia de impureza, sujeira ou como patologia, e como essas estratégias representacionais operam sobre a criação de identidades de gênero e participam na conflitiva relação das mulheres com seu próprio corpo.

Palavras-chave : Televisão; Gênero; Corpo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )