SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03Artifício e excesso: narrativa de viagem e a visão sobre as mulheres em Portugal e BrasilA ciência dos partos: visões do corpo feminino na constituição da obstetrícia científica no século XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

COSER, Stelamaris. Imaginando Palmares: a obra de Gayl JonesImagining Palmares: the work of Gayl Jones. Rev. Estud. Fem. [online]. 2005, vol.13, n.03, pp.629-644. ISSN 1806-9584.

RESUMO O longo poema narrativo Song for Anninho (1981), da escritora negra Gayl Jones (Estados Unidos), interfere na narrativa da história colonial brasileira ao resgatar a figura feminina na República de Palmares, reescrever a saga de resistência dos palmaristas do ponto de vista imaginário de uma mulher negra do século XVII e, através dela, reinventar o cotidiano, os amores, as disputas e os sonhos das pessoas comuns que integravam o quilombo. O texto reflete sobre a verdade histórica, o aspecto construído de documentos, as seleções e exclusões da linguagem, e a importância do relato oral para o conhecimento de vivências e identidades à margem da história oficial. Nessa versão especial, o relato dramático do sonho, da luta e da destruição do mais famoso quilombo brasileiro usa a imaginação literária para expandir a memória e os arquivos de um dos fatos mais importantes da história das Américas, contribuindo para estimular o diálogo interamericano e iluminar a diáspora africana no Brasil e no continente.

Palavras-chave : Literatura e História; Palmares; Mulher; Américas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )