SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03A ciência dos partos: visões do corpo feminino na constituição da obstetrícia científica no século XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

BORGES, Maria de Lourdes. Gênero e desejo: a inteligência estraga a mulher?. Rev. Estud. Fem. [online]. 2005, vol.13, n.03, pp.667-676. ISSN 1806-9584.

RESUMO Neste artigo, eu analiso a idéia de que a inteligência é um atributo erótico do homem, enquanto a beleza é o que torna uma mulher atraente. Eu inicio por Immanuel Kant, filósofo do século XVIII, segundo o qual uma mulher inteligente pode despertar a admiração de um homem, mas não desejo e amor. Mais do que isso, uma mulher inteligente, mesmo que bela, perderia seu poder sobre os homens, pois a inteligência arruinaria a atratividade feminina. Eu mostro que essa visão antiga ainda está em voga atualmente. Muitos autores defendem a visão de que o que torna uma mulher atraente para um homem é a beleza, a inteligência sendo negativa ou indiferente. Alguns teóricos inclusive atribuem esse fato a uma essência natural do ser humano. Eu contesto essa visão, mostrando que a beleza tem um aspecto cultural e que não podemos falar de uma essência não-histórica do ser humano.

Palavras-chave : Gênero; Desejo; Beleza; Inteligência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )