SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Mulheres candidatas: relações entre gênero, mídia e discursoO corpo e a carne: uma leitura das obras Vida de Santo Domingo de Silos e Vida de Santa Oria a partir da categoria gênero índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

MIGUEL, Luis Felipe  y  QUEIROZ, Cristina Monteiro de. Diferenças regionais e o êxito relativo de mulheres em eleições municipais no Brasil. Rev. Estud. Fem. [online]. 2006, vol.14, n.02, pp.363-385. ISSN 1806-9584.

RESUMO Por que, nas eleições locais brasileiras, as mulheres apresentam um desempenho melhor nas regiões economicamente menos desenvolvidas? O artigo testa três possíveis respostas, eventualmente sugeridas nos debates sobre a questão: 1) a associação das candidatas dessas regiões com partidos de direita; 2) o gap educacional que as beneficia; e 3) a maior presença de mulheres no eleitorado. A análise dos dados, entretanto, leva à rejeição de todas essas hipóteses, concluindo-se que são necessárias explicações mais complexas para o fenômeno. Os dados permitem, também, observar as limitações da legislação brasileira de cotas eleitorais para mulheres.

Palabras clave : Gênero e Participação Eleitoral; Diferenças Regionais; Eleições Locais; Política Brasileira.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )