SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Diferenças regionais e o êxito relativo de mulheres em eleições municipais no BrasilViolência doméstica e Juizados Especiais Criminais: análise a partir do feminismo e do garantismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SILVA, Andréia Cristina Lopes Frazão da. O corpo e a carne: uma leitura das obras Vida de Santo Domingo de Silos e Vida de Santa Oria a partir da categoria gênero. Rev. Estud. Fem. [online]. 2006, vol.14, n.02, pp.381-408. ISSN 1806-9584.

Baseado na proposição do pós-estruturalismo, adotada por Joan Scott, de que "os significados não são fixos no léxico de uma cultura", o presente artigo tem como objetivo discutir, usando a categoria de gênero, os significados de duas palavras espanholas medievais - cuerpo e carne - em textos hagiográficos que foram escritos por Gonzalo de Berceo na primeira a metade do século XIII, Vida de Santo Domingo de Silos e Vida de Santa Oria. Queremos verificar, procurando ambigüidades e conflitos, como a categoria gênero é articulada às concepções de Berceo sobre o corpo e a carne.

Palavras-chave : Idade Média; Gênero; Hagiografia; Corpo; Carne.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )