SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Acesso ao casamento no Brasil: uma questão de cidadania sexualHomo-afetividade e direitos humanos: Homoaffectivity and human rights índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

MELLO, Luiz. Familismo (anti)homossexual e regulação da cidadania no Brasil. Rev. Estud. Fem. [online]. 2006, vol.14, n.02, pp.497-508. ISSN 1806-9584.

Pouco mais de dez anos depois da apresentação do projeto de lei que institui a parceria civil entre pessoas do mesmo sexo, neste artigo são reunidas reflexões, no âmbito do debate teórico e político, sobre as relações afetivo-sexuais entre homossexuais como uma expressão da diversidade da instituição social família. O ponto de partida é que o vazio jurídico relativo aos direitos conjugais e parentais de gays e lésbicas é uma expressa negação de sua condição de cidadãos. Procura-se mostrar que a vivência de relacionamentos amorosos e sexuais, algo que nos faz intrinsecamente humanos, ainda é, em termos legais, uma prerrogativa heterocêntrica, marca da injustiça erótica e da opressão sexual que atinge gays e lésbicas no Brasil e na maior parte do planeta.

Palabras clave : Homossexualidade; Família; Cidadania; Parceria Civil; Casamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )