SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Teorias feministas e representações sociais: desafios dos conhecimentos situados para a psicologia socialProdução do conhecimento em um mundo "problemático": contribuições de um feminismo dialético e relacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

FLECK, Eliane Cristina Deckmann. De mancebas auxiliares do demônio a devotas congregantes: mulheres e condutas em transformação (reduções jesuítico-guaranis, séc. XVII). Rev. Estud. Fem. [online]. 2006, vol.14, n.03, pp.617-634. ISSN 1806-9584.

Este artigo se propõe a analisar as representações sobre as mulheres indígenas Guarani, a partir dos registros feitos por missionários que, informados por sua condição cultural e social e pelos projetos de colonização e de conversão, definiram determinados estereótipos e valorizaram um padrão evolutivo das condutas das mulheres indígenas. Da condição de auxiliares do demônio, de incitadoras da lascívia e da luxúria, as mulheres passaram a ser representadas como as que divulgavam, nas reduções jesuítico-guaranis, os valores morais cristãos através de suas condutas exemplares.

Palabras clave : Mulheres; Cronistas; Representações.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )