SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Produção do conhecimento em um mundo "problemático": contribuições de um feminismo dialético e relacionalCorpos elétricos: do assujeitamento à estética da existência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

LOHMANN, Liliana Adiers  y  VOTRE, Sebastião Josué. A inserção acadêmica e esportiva da primeira turma feminina no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Rev. Estud. Fem. [online]. 2006, vol.14, n.03, pp.655-680. ISSN 1806-9584.

Os objetivos deste trabalho são contextualizar o ambiente em que se deu a inserção da primeira turma feminina no Colégio Militar do Rio de Janeiro, em 1989, bem como identificar e analisar as representações femininas e masculinas sobre a inserção acadêmica e esportiva dessa primeira turma. A metodologia, qualitativa e etnográfica, fundamenta-se na teoria das representações sociais.1 Os dados provêm da observação participante e de seis entrevistas individuais não-diretivas de "elite"2: três ex-alunas e três homens. Analisam-se também reportagens de jornais e revistas, de 1989 a 1996. Constata-se que cuidado e diferença são constantes no discurso dos doisde informantes. Conclui-se que o incentivo ao esporte, proposto pelo comandante do Colégio e liderado pela professora de Educação Física co-autora deste trabalho, influenciou e consolidou o espaço para a participação e integração feminina no Colégio e para o seu êxito acadêmico e esportivo.

Palabras clave : Mulheres; Gênero; Educação Física; Representações Sociais; Colégio Militar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )