SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número01A expansão do “feminino” no espaço público brasileiro: novelas de televisão nas décadas de 1970 e 80Corpo e identidade na propaganda índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

ALMEIDA, Heloisa Buarque de. Consumidoras e heroínas: gênero na telenovela. Rev. Estud. Fem. [online]. 2007, vol.15, n.01, pp.177-192. ISSN 1806-9584.

Este trabalho explora as correlações entre telenovela, consumo e gênero, buscando compreender como a mídia está articulada à promoção de bens e da cultura do consumo, e como gênero é um eixo importante em tal articulação. A pesquisa foi feita a partir de um estudo etnográfico de recepção de novelas, e se desdobra na análise da relação entre televisão e publicidade, discutindo a feminilização do consumo e a construção de certa imagem feminina hegemônica nas novelas e nos anúncios comerciais.

Palabras clave : Televisão; Gênero; Consumo; Telenovelas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )