SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02Las políticas de salud reproductiva en el Perú: reformas sociales y derechos ciudadanosOs wannabees e suas tribos: adolescência e distinção na internet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

ALTMANN, Helena. Educação sexual e primeira relação sexual: entre expectativas e prescrições. Rev. Estud. Fem. [online]. 2007, vol.15, n.02, pp.333-356. ISSN 1806-9584.

Este artigo está baseado em uma pesquisa etnográfica desenvolvida em uma escola municipal do Rio de Janeiro, entre agosto de 2002 e julho de 2003. Ele analisa como as meninas idealizam sua primeira relação sexual e como a escola se refere a esse aspecto da vida dos/as jovens e intervém sobre isso. Essa passagem está envolta por uma série de preocupações e planejamentos, principalmente para as meninas, que demonstram valorizar menos a virgindade em si e mais a primeira relação sexual. No plano das intenções expressas, elas reproduzem os ensinamentos escolares, que prescrevem não só o uso de um preservativo, mas também certo tipo ideal de relação entre garotos e garotas. Diante disso, percebem-se alguns limites na intervenção escolar.

Palavras-chave : Sexualidade; Gênero; Escola; Educação Sexual; Adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )