SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02Educação sexual e primeira relação sexual: entre expectativas e prescrições“Cartas a uma senhora”: questões de gênero e a divulgação do darwinismo no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

PEREIRA, Cláudia da Silva. Os wannabees e suas tribos: adolescência e distinção na internet. Rev. Estud. Fem. [online]. 2007, vol.15, n.02, pp.357-382. ISSN 1806-9584.

Observando uma rede virtual de relacionamento, o Orkut, é possível identificar um sistema de classificação determinado pela forma com que os usuários interagem dentro das comunidades. O wannabe é um dos tipos que fazem parte desse universo. Os principais objetivos deste artigo são analisar de que forma a adolescência constrói sua identidade a partir de processos de distinção e controle social na Internet, tomando os aspectos relacionados ao gênero e ao corpo como centrais para a discussão, e refletir sobre os significados atribuídos, nessa fase da vida, a conceitos como “estilo de vida” e “estado de espírito” dentro de dois tipos de comunidades virtuais: a dos “góticos”, tribo urbana detentora de uma dada feminilidade, e a das “pró-anas”, estritamente virtual, que defende as práticas da anorexia como um estilo de vida.

Palabras clave : Adolescência; Gênero; Corpo; Cibercultura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )