SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02Vida de agricultoras e histórias de documentos no sertão central de PernambucoA visibilidade do trabalho das mulheres Ticunas da Amazônia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

ALBUQUERQUE, Else de F.  y  MENEZES, Marilda. O valor material e simbólico da renda renascença. Rev. Estud. Fem. [online]. 2007, vol.15, n.02, pp.461-467. ISSN 1806-9584.

O município de Camalaú, situado no Cariri paraibano, destaca-se pela fabricação da renda renascença. Em toda a região, essa atividade assume grande importância econômica que pode ser observada, dentre outros aspectos, na quantidade de mulheres que trabalham na confecção da renda; há cerca de quatro mil mulheres que se dedicam simultaneamente à agricultura familiar e ao artesanato, segundo dados do Banco do Nordeste. Devido a fatores como a falta de políticas públicas para a agricultura familiar, a concentração fundiária e o agravamento das condições de produção dos agricultores em períodos de escassez de chuvas, tem havido o impulsionamento do crescimento dessa atividade na região. Um dado relevante a ser observado é a participação de homens na feitura da renda, uma vez que essa é uma atividade considerada de mulher. Neste artigo analisamos a atividade artesanal como uma fonte de renda, perpassada por relações de gênero, atentando para a importância da renda renascença como atividade de homem e de mulher e a sua feitura no cotidiano das mulheres, em que se entrelaçam trabalho, socialização de crianças e vivência lúdica.

Palabras clave : Artesanato; Gênero; Trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )