SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Los discursos masculinos como dispositivos de control y tensión en la configuración del liderazgo y empoderamiento femeninoGénero y éxito científico en la Universidad Autónoma del Estado de México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

MENEZES, Rachel Aisengart  e  HEILBORN, Maria Luiza. A inflexão de gênero na construção de uma nova especialidade médica. Rev. Estud. Fem. [online]. 2007, vol.15, n.03, pp.563-580. ISSN 1806-9584.

Este artigo apresenta o processo de construção de uma nova especialidade médica, os Cuidados Paliativos, voltada a doentes “fora de possibilidades terapêuticas de cura”. A proposta surgiu nos anos 1960 na Inglaterra e foi implementada no Brasil no final dos anos 1980. A especialidade se caracteriza pelo acompanhamento do morrer e por postular uma “assistência espiritual” ao doente e a seus familiares, abarcando também o universo das emoções. Observação etnográfica e entrevistas com profissionais brasileiros constataram uma maioria de mulheres entre as equipes de saúde envolvidas nessa proposta. O artigo discute e analisa a articulação ente a construção da especialidade e as representações de gênero presentes entre os profissionais que, por seu turno, refletem imagens sociais difundidas sobre o morrer, crenças, emoções e papéis desempenhados por mulheres e homens nessas esferas.

Palavras-chave : Gênero; Profissão Médica; Vida e Morte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )