SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue03Sexo tropical em um país europeu: migração de brasileiras para a Itália no marco do “turismo sexual” internacionalPor uma etnografia feminista das migrações internacionais: dos estudos de aculturação para os estudos de gênero author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

ASSIS, Gláucia de Oliveira. Mulheres migrantes no passado e no presente: gênero, redes sociais e migração internacional. Rev. Estud. Fem. [online]. 2007, vol.15, n.03, pp.745-772. ISSN 1806-9584.

Este artigo pretende analisar a inserção das mulheres nos fluxos migratórios do passado e do presente, procurando demonstrar que a migração não é resultado apenas de uma escolha racional, mas também de estratégias familiares nas quais homens e mulheres estão inseridos, contribuindo para rearranjos das relações familiares e de gênero. Para tanto, discute como a participação das mulheres foi analisada nos fluxos migratórios e aborda o recente movimento de brasileiros para o exterior, descrevendo as trajetórias de homens e mulheres. O trabalho de campo, tal como a vida desses migrantes, dividiu-se entre dois lugares: a cidade de Criciúma (SC), no Brasil, e a região de Boston, nos Estados Unidos. Os dados coletados a partir das entrevistas e da observação participante têm revelado que as mulheres participam efetivamente desse processo, integrando e articulando redes de migração. Os dados também sugerem que a migração provoca rearranjos familiares e de gênero ao longo do processo.

Keywords : Emigrantes Brasileiros; Gênero; Migração Internacional; Redes Familiares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )