SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Mulheres migrantes no passado e no presente: gênero, redes sociais e migração internacionalFluxos migratórios de mulheres para o trabalho reprodutivo: a globalização da assistência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

KOSMINSKY, Ethel V.. Por uma etnografia feminista das migrações internacionais: dos estudos de aculturação para os estudos de gênero. Rev. Estud. Fem. [online]. 2007, vol.15, n.03, pp.773-804. ISSN 1806-9584.

Este artigo se propõe a fazer um balanço de uma das primeiras pesquisas etnográficas realizadas no Brasil sobre imigração, fundamentada na teoria da aculturação, com o intuito de verificar qual a contribuição desse tipo de pesquisa para o crescimento de uma etnografia feminista, que tem gênero como categoria central de seus trabalhos. Referimo-nos ao livro Italianos no mundo rural paulista, de João Baptista Borges Pereira. Através da análise dessa obra, discutiremos a viabilidade teórico-metodológica do emprego da categoria “gênero”, buscando contribuir para o enriquecimento da etnografia feminista nos estudos migratórios internacionais.

Palabras clave : Etnografia Feminista; Gênero; Aculturação; Migrações Internacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )