SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Diferenças de gênero e medicalização da sexualidade na criação do diagnóstico das disfunções sexuaisHistória noturna de Nossa Senhora do Risca-Faca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

MELO, Victor Andrade de  e  SCHETINO, André. A bicicleta, o ciclismo e as mulheres na transição dos séculos XIX e XX. Rev. Estud. Fem. [online]. 2009, vol.17, n.01, pp.111-134. ISSN 1806-9584.

Este artigo tem por objetivo discutir as relações entre a nova configuração da presença social das mulheres (e nesse cenário as posições de líderes dos movimentos por direitos civis femininos), a nova dinâmica social marcada pela valorização das atividades públicas de lazer (da qual o ciclismo é um exemplo privilegiado) e um novo invento (a bicicleta) na transição dos séculos XIX e XX. Inicialmente abordaremos os casos específicos da Europa (com destaque para a França) e dos Estados Unidos, buscando recuperar as pioneiras discussões e ocorrências acerca do envolvimento de mulheres com o ciclismo. Posteriormente, discutiremos o caso específico do Rio de Janeiro, a maior cidade e a capital do país à época, cujos dirigentes tinham aspirações de constituí-la na metrópole moderna brasileira.

Palavras-chave : Esporte; Ciclismo; Mulheres.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )