SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01A bicicleta, o ciclismo e as mulheres na transição dos séculos XIX e XXEstudos de gênero e história social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

DAWSEY, John C.. História noturna de Nossa Senhora do Risca-Faca. Rev. Estud. Fem. [online]. 2009, vol.17, n.01, pp.135-158. ISSN 1806-9584.

No Jardim das Flores, sobre as cinzas do antigo bairro do Risca-Faca, vivem as filhas - ou netas e bisnetas - de escravas e "índias laçadas no mato". Muitas delas também se consideram filhas de Nossa Senhora. A justaposição das linhagens maternas pode suscitar um efeito de montagem. Nas inervações corporais de Nossas Senhoras não lampejam, também, os gestos de índias e escravas? Nos subterrâneos dos símbolos se encontram indícios de "histórias noturnas" de Nossa Senhora. Sobre esse terreno, o estudo de processos de povoamento em Piracicaba, no interior paulista, requer uma espécie de arqueologia: um duplo deslocamento, de um bandeirante povoador a Nossa Senhora, e de Nossa Senhora às índias e escravas "laçadas no mato". Nesses fundos, o gesto de uma mulher "boia-fria" que "fez picadinho de um homem" agita as sombras de uma nação.

Palavras-chave : Gênero; Nossa Senhora; Mulher Abjeta; Teatro da Crueldade; "Boias-Frias".

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )