SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Entre o acadêmico e o popular: os rumos do feminismo atual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SCHNEIDER, Liane. "Contando estórias feministas" e a reconstrução do feminismo recente. Rev. Estud. Fem. [online]. 2009, vol.17, n.01, pp.251-263. ISSN 1806-9584.

Este ensaio propõe uma discussão do artigo de Claire Hemmings "Telling Feminist Stories", publicado pela Feminist Theory, buscando verificar de que forma a estória construída-desconstruída que a autora do artigo apresenta sobre o feminismo recente encontra ou não ecos na circulação de textos feministas considerados fundamentais para a própria estruturação teórica da área. Também discutimos como a utilização de alguns textos representativos influencia a consolidação de teorias do feminismo na contemporaneidade, principalmente aquelas afinadas com perspectiva pós-estruturalista. Discutimos as teses defendidas pela autora, buscando exemplificar nossa concordância ou discordância em relação aos argumentos fundamentais apresentados ao longo do texto através de exemplos crítico-literários.

Palavras-chave : Feminismo; Pós-Estruturalismo; Estória; Teoria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )