SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Mãe é tudo igual? Enunciados produzindo maternidade(s) contemporânea(s) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de  y  FONSECA, Maria da Conceição Ferreira. Discurso e "verdade": a produção das relações entre mulheres, homens e matemática. Rev. Estud. Fem. [online]. 2009, vol.17, n.02, pp.595-613. ISSN 1806-9584.

Este trabalho apresenta um ensaio de análise desenvolvido numa pesquisa que investigou relações de gênero nas práticas de numeramento das/os alunas/os da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Na tentativa de compreender como essas relações, pautadas nas diferenças de gênero, constituem-se nas práticas de numeramento e constituem tais práticas, adotamos o conceito de gênero como uma categoria de análise, transitando pelas teorizações foucaultianas relativas ao discurso. Assumindo contribuições do campo da etnomatemática, problematizamos a racionalidade de matriz cartesiana como produtora de verdades sobre mulheres, homens e matemática. Neste artigo, descrevemos o enunciado "Homem é melhor em matemática do que mulher", identificado como produtor do discurso da superioridade masculina em matemática.

Palabras clave : Gênero; Matemática; Numeramento; Discurso; Educação de Pessoas Jovens e Adultas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )