SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue03Sedução e identidade nacional: dançarinas eróticas brasileiras no Queens, Nova YorkRevistas y políticas de traducción del feminismo mexicano contemporâneo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

SCHMIDT, Simone Pereira. Cravo, canela, bala e favela. Rev. Estud. Fem. [online]. 2009, vol.17, n.03, pp.799-817. ISSN 1806-9584.

A partir da discussão sobre o lugar do corpo feminino subalterno, palco de conflitos onde se desdobram as tensões resultantes das relações desiguais de gênero, raça e classe no Brasil, este artigo se propõe a realizar uma leitura de textos ficcionais recentes - nomeadamente os romances As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto, e Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, e o filme O céu de Suely, de Karim Aïnouz -, inserindo-os no debate de um projeto de tradução da agenda pós-colonial para o português. Decorrentes dessa abordagem, temas como a viagem, o deslocamento e o exílio farão parte da experiência subjetiva ficcionalizada que se irá enfocar, e serão, portanto, também objeto de interpretação.

Keywords : Corpo Feminino; Ficção de Autoria Feminina Brasileira; Raça; Gênero; Exílio; Deslocamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )