SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03Sedução e identidade nacional: dançarinas eróticas brasileiras no Queens, Nova YorkRevistas y políticas de traducción del feminismo mexicano contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SCHMIDT, Simone Pereira. Cravo, canela, bala e favela. Rev. Estud. Fem. [online]. 2009, vol.17, n.03, pp.799-817. ISSN 1806-9584.

A partir da discussão sobre o lugar do corpo feminino subalterno, palco de conflitos onde se desdobram as tensões resultantes das relações desiguais de gênero, raça e classe no Brasil, este artigo se propõe a realizar uma leitura de textos ficcionais recentes - nomeadamente os romances As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto, e Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, e o filme O céu de Suely, de Karim Aïnouz -, inserindo-os no debate de um projeto de tradução da agenda pós-colonial para o português. Decorrentes dessa abordagem, temas como a viagem, o deslocamento e o exílio farão parte da experiência subjetiva ficcionalizada que se irá enfocar, e serão, portanto, também objeto de interpretação.

Palavras-chave : Corpo Feminino; Ficção de Autoria Feminina Brasileira; Raça; Gênero; Exílio; Deslocamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )