SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue03Pesquisas de usos do tempo: um instrumento para aferir as desigualdades de gênero author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

PINHEIRO, Luana; GALIZA, Marcelo  and  FONTOURA, Natália. Novos arranjos familiares, velhas convenções sociais de gênero: a licença-parental como política pública para lidar com essas tensões. Rev. Estud. Fem. [online]. 2009, vol.17, n.03, pp.851-859. ISSN 1806-9584.

O objetivo deste artigo é tratar o descompasso entre as transformações percebidas nas estruturas familiares e a forma como o Estado responde a essas questões por meio de políticas públicas fundamentadas em um modelo estrito e convencional de família (nuclear, formada por casal com filhos) que reafirma convenções tradicionais de gênero. Como exemplo ilustrativo desse descompasso, trabalhamos o caso das licenças para cuidado de filhos/as utilizando, para isto, as informações produzidas pela pesquisa Retrato das Desigualdades, que evidenciam o surgimento de novos modelos de arranjos familiares.

Keywords : Gênero; Mulheres; Políticas Públicas; Licença-Parental; Licença-Maternidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )